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Google Adwords ou Facebook Ads onde anunciar?

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Olá amigos pensadores de marketing digital.

Uma questão que intriga a muitos é: Onde devo anunciar, Google Adwords ou Facebook Ads? Qual é o melhor? Quais são suas diferenças?

As duas plataformas são soluções para aumentar visitas, vendas, construir marca e fidelizar clientes. Cada uma tem suas particularidades e podem ser usadas de diferentes formas.

Antes de tudo vamos ver como funciona cada uma dessas plataformas:

Google Adwords – Você divulga seus anúncios em duas redes, uma é a rede de pesquisa e a outra é a rede de display. Na rede de pesquisa que são os resultados de busca do próprio site Google, os anúncios são em formato de texto. Para definir o posicionamento dos anúncios é feito um leilão, veja como funciona o leilão do Google.

A rede de display é composta pelos sites que participam do programa de afiliados da Google, o Google Adsense que são milhares de sites na internet.  Através da rede e display você pode fazer anúncios de diversos tamanhos e inclusive anúncios gráficos. Você pode também anunciar no You Tube com anúncios de vídeo, texto ou gráficos.

A segmentação dos resultados na rede de pesquisa são por meio de palavras-chave ou termos pesquisados. Já na rede de display os resultados são por tipos e segmentos de negócios, sempre relacionado as palavras que contém o site onde os anúncios são exibidos.

Facebook Ads – Você divulga seus anúncios em um formato padrão com foto, título e texto. Esses anúncios podem promover o seu site ou sua fã page. No caso da promoção da fã page  você pode escolher três tipos de anúncios que são história patrocinada onde você exibe o anúncio para os amigos de quem já curtiu sua página, curtir opção de  curtir sua página por diversas pessoas e post patrocinado é onde você irá promover uma postagem feita em sua página.

A segmentação o grande diferencial no Facebook. Você pode segmentar o seu público de forma muitas formas desde estado, cidade, sexo, idade até interesses pessoais, profissões e etc. Diferente das palavras-chave do Google Adwords, o Facebook Ads baseia seus anúncios em perfis e interesses locais. Veja dicas de como sua empresa pode ter sucesso no Facebook.

No Google Adwords e no Facebook Ads você controla quanto deseja pagar por meio de cliques (CPC) ou por CPM (custo por mil), ou seja, você só paga quando é clicado ou quando existem mil impressões do seu anúncio.

Qual é a melhor forma de anunciar?

Agora é a hora que todos esperam.

Depende! A resposta que todos odeiam…

Depende dos objetivos da sua marca, dos objetivos da sua campanha e do seu público alvo.  Acredito que o Facebook por se tratar de uma rede de relacionamento possui uma força maior, quando são feitas campanhas focadas em engajamento com a marca, fidelização dos clientes.

Quando sua estratégia estiver focada em construir marca e se seu público-alvo estiver no Facebook ( o que não é tão difícil hoje com mais de 41 milhões de brasileiros conectados a esta rede social). É importante que o Facebook Ads seja trabalhado.

No caso do Google Adwords existe uma forma de impulsionar mais as vendas. A opção de construção de marca, está mais relacionada com a rede de display (sites afiliados).

Vejo o Google Adwords como uma excelente opção para impulsionar as vendas, o volume de acessos e cliques é infinitamente maior do que o do Facebook e por ser um acesso vindo por meio de pesquisa logo, quando bem direcionado consegue captar a intensão de compra do consumidor. É possível captar essa intensão no ato em que ela ocorre e quando se manifesta através de uma palavra-chave ou termo de pesquisa. O que podemos chamar de momento zero da verdade. Captada essa intenção a possibilidade de uma conversão (compra, contato, navegação) é muito maior.

Sendo claro e direto (minha opinião).

  • Facebook Ads  – Construir marcas, fidelizar clientes.
  • Google Adwords – Impulsionar Vendas, foco em conversão.

Gostaria de saber a sua opinião. Escreve aí!

Aprenda o essencial do Facebook clicando aqui! Você vai ter sucesso com no Facebook, veja.

PenSE Marketing Digital

Pedro Quintanilha ><>

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Empresário, Fundador do Mentalidade Empreendedora, Bacharel em Administração / Marketing, Pós Graduado em Marketing e Design Digital pela ESPM, Consultor em Gestão Empresarial e Marketing Digital. Um dos 10 GVs selecionados pelo Flávio Augusto para sua viagem para Orlando e dar início a Escola de Liderança. Pesquisador apaixonado por Educação Empreendedora, Marketing e Cultura Digital. Gerando Valor por meio da internet.

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0 Comentários

  • Cheferson amaro
    4 anos ago

    Minha experiencia diz que ambos são ótimos; para converter em vendas no Google + precisa ser um produto com boa margem de lucro. Com certeza vale e muito o investimento, e a concorrencia por palavras chave tem que ser baixa tambem.

    Grande abraço
    Cheferson amaro

    Reply
    • Pedro Quintanilha
      4 anos ago

      Obrigado por comentar Cheferson Amaro, sem dúvida ambos são ótimos e recomendo anunciar nos dois. Um grande abraço.

      Reply
  • Ellegancy Costuras
    3 anos ago

    O google adwords, se bem trabalhado, vale cada centavo. Já o facebook não temos tanta certeza assim. Talvez em nosso comércio, não saibamos usufruir de todo o potencial do facebook. Porém a grande diferença é que o google nos traz pessoas que procuraram por certo trabalho e nos achou, já o facebook quer despertar o desejo de compra no público alvo certeiro.

    Reply
    • Pedro Quintanilha
      3 anos ago

      O Facebook tem me dado bastante resultado, na última campanha que fiz um pequeno investimento R$ 600,00 e retornei 4 vezes mais em faturamento.

      Reply
  • Cleiton Duarte
    3 anos ago

    Tenho experiência nos dois segmentos, mas continuo achando o Facebook ADS extremamente efetivo e barato. Em meu ultimo investimento obtive um retorno 10 vezes maior.

    Reply
  • Danilo Soares
    3 anos ago

    O fato é que o Brasil ainda carece de empresas do tipo. No mercado americano a concorrencia faz que, em determindada empresa, consigamos um alto retorno em cima do dinheiro investido.

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  • edinario
    3 anos ago

    Olá Pedro parabéns pelas dicas !! Pedro conheci a plataforma hotmart a pouco tempo faço anuncios em grupos do facebook porem a taxa de compra é muito pouca, eu poderia fazer essas campanhias divulgando infoprodutos que estou promovendo ??? Consigo vender produtos ???

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    • Pedro Quintanilha
      3 anos ago

      Olá Edinário, uma boa forma de gerar vendas dos produtos do Hotmart, é fazendo campanhas de com Facebook Ads e com o Google Adwords, alguns nichos estão banidos do Google Adwords como o nicho de Emagrecimento e Ganhar Dinheiro, vocÊ terá dificuldades de anunciar por ali, recomendo que utilize o Facebook Ads que tem tido uma ótima conversão. Outra ideia é criar listas de E-mails segmentadadas para promover sem necessidade de investimento financeiro alto. Essas e outras dicas você pode encontrar lá no http://www.mentalidadeempreendedora.com.br outro blog onde posto sempre conteúdo dedicado ao Empreendedorismo Digital.

      Um grane abraço e sucesso.

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  • Ewandro
    3 anos ago

    Olá Pedro! É minha primeira vez aqui no blog e, adianto, que gostei bastante. Pretendo começar a trabalhar com o hotmart, usando como meio de divulgação o Facebook ADS. Gostaria de sua opinião. Nessa plataforma é possível conseguir boa taxa de conversão? O Facebook tem restrições em relação a alguns nichos? Posso enviar o trafego direto para o site de vendas? Desde já agradeço pela atenção dispensada. Parabéns pelo Blog!

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    • Pedro Quintanilha
      3 anos ago

      Olá Ewandro, a plataforma é boa sim. Você precisa escolher corretamente os infoprodutos que deseja promover e testar os anúncios do Face Ads... É isso mano. Um grande abraço e sucesso.

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  • Alexandre Fagundes
    3 anos ago

    Ótimo post brother, Dissecou bem os diferenciais de cada tipo de anuncio e suas finalidades, pesquisando em seu blog senti falta de algum artigo relacionado textos para emails marketing ou copywiriting para conversões, conheço um pouco do seu trabalho e sei que vc é top Afiliado de diversos produtos do hotmart, seria interessante um proximo artigo sobre como vc aplica essas tecnicas como afiliado, abraço, parabens e sucesso sempre!

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    • Pedro Quintanilha
      2 anos ago

      Olá Alexandre, tenho um artigo sobre Copywrite aqui no Mentalidade Empreendedora da uma olhada: http://mentalidadeempreendedora.com.br/copywriting/copywriting-escreva-venda-agora-aula-gratis/

      Vou escrever mais sobre esses temas Alexandre, obrigado pela dica.

      Um grande abraço e sucesso!

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  • lucas gabriel
    2 anos ago

    é do facebook minha pagna m ajuda a t mais curtidas

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  • Fernando
    2 anos ago

    E o buscape vale a pena investir la?

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    • Pedro Quintanilha
      2 anos ago

      Olá Fernando, depende do que deseja vender. Se você for um ecommerce de varejo online considere investir no Buscapé sim. Um frote abraço e sucesso.

      Reply
  • Luciene Amaro
    2 anos ago

    Boa tarde, ótimo blog; Já experimentei anunciar em ambas as plataformas acho o adwords disparadamente mais eficiente. Tanto na minha experiência me trouxe muito mais retorno, como tbm os contatos que gerou eram pessoas muito mais cientes do teor da minha oportunidade; A grande desvantagem é que as políticas de publicidade do adwords são extremamente rigorosas tornando praticamente inviável anunciar determinados nichos como o meu que é oportunidade de negócios no ramo de MMN, Abçs

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    • Pedro Quintanilha
      2 anos ago

      De fato Luciene o Adwords vai trazer pessoas mais focadas naquilo que buscaram, pois a busca é a demonstração clara da dor e necessidade da pessoa assim acaba qualificando mais o possível cliente. Quanto a mudança nas políticas do Adwords de fato ele tem limitado esse tipo de anúncios sim, os da área de fitness também sofrem com isso. Um forte abraço e faça acontecer.

      Reply
      • Douglas Venturin
        2 anos ago

        Amigo, tem certeza que o Google Adwords baniu o Nicho Emagrecimento? Pois vou lançar nessa próxima semana meu eBook de Emagrecimento e pretendia investir em R$ 120,00 de campanha nele (acho que é um bom valor). Está na plataforma Hotmart

        Reply
        • Pedro Quintanilha
          2 anos ago

          Existem diversas restrições para anunciar isso no Adwords, verifique na comunidade do Google Adwords e siga as diretrizes do Adwords...

          Reply
          • Rossana
            2 anos ago

            Oi Pedro! adorei o site mas ainda tenho dúvidas, se eu anunciar no adwords, qual será o custo que terei de pagar á eles?

          • Pedro Quintanilha
            2 anos ago

            Olá Rosssana, você paga o custo por clique. Essa é a forma com que o Adwords cobra.

            Um grande abraço.

  • karoline
    2 anos ago

    Na minha opnião os dois são muito importantes,quanto mais divulgar melhor,mas confesso que sou fã do adwords.

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  • Felipe Cunha
    2 anos ago

    Francamente, não estou ainda satisfeito com o Adwords. Utilizo mais o Facebook ADS e acho os resultados excelentes e com investimento muito menos que o Adwords. Para mim, que tenho o público jovem como alvo, o Facebook Ads é a melhor coisa do mundo! rs

    Reply
  • Richard
    2 anos ago

    Opa blz estou no início de um projeto e gostaria de umas dicas sobre anúncios gostaria de saber por onde começar

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  • Thiago
    1 ano ago

    Olá Pedro!
    Ótima analise e explicação. Saberia informar qual seria o valor ideal para gasto com o Facebook e com o Google?

    Reply
    • Pedro Quintanilha
      1 ano ago

      Olá Thiago, obrigado por comentar. isso vai depender muito do seu orçamento de marketing e principalmente do custo de aquisição dos seus clientes.

      Reply
  • Tiago
    1 ano ago

    Bom dia, vi você falando muito de produtos, gostaria de saber se o mesmo vale pra serviços, que é o meu caso. Atualmente anuncio no AdWords e estou pensando em investir no Facebook.

    Reply
  • Olá, Pedro, quero trabalhar como afiliado e gostaria de saber, se posso iniciar sem blog e sem site, e qual é a melhor forma de fazer a divulgação.
    Resumindo qual curso você me indica que posso começar do zero, a montar a minha empresa na internet, porque tenho muito interesse e necessidade, mas não sei por onde começar.

    Reply

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