Blog Posts

post-thumb-big 8

10 Dicas Para Melhorar a Usabilidade do Seu Site

Olá amigos pensadores de marketing digital,

Fiz a algum tempo atrás um pequeno curso sobre usabilidade e resolvi trazer pra vocês 10 dicas que aprendi neste curso.

Veja como melhorar a usabilidade do seu site:

1 – Publique conteúdo original. O usuário precisa ter motivação para voltar em seu site.

2 – Conteúdo original gera melhor posicionamento nos mecanismos de busca. O Google prioriza sites que não publiquem conteúdo.

3 – Crie links nas palavras-chave existentes em seu conteúdo. Ex: Se meu texto fala sobre anúncios no Facebook coloque por exemplo em Facebook Ads um link para outro texto relacionado a seu conteúdo. Isso aumenta a estrutura interna de navegação.

4 – Abaixo dos artigos gere listas de outros artigos semelhantes. Ex: veja o fim desse post. Abaixo de produtos pode colocar outros produtos ou produtos relacionados.

5 – Publique vídeos informativos sobre produtos, ou mesmo vídeos que tenham relação com o conteúdo postado. Veja exemplo.

6 – Preocupe-se com a qualidade do conteúdo postado, atualmente os mecanismos de busca desprivilegiam até mesmo páginas com erros gramaticais e ortográficos dos seus resultados.

7 – Possibilite que seus usuários possam compartilhar facilmente seu conteúdo nas mídias sociais através de botões de compartilhamento, você pode coloca-los a cima do post, no fim do post e também na lateral do post.

8 – Organize o menu do seu site de forma intuitiva, para que o usuário encontre facilmente o que procura

9 – Mantenha o layout limpo sem excesso de imagens ou informações. Não exagere nas propagandas em  links patrocinados, às vezes menos é mais.

10- Utilize um programa de Web Analytics , como Google Analytics para acompanhar os indicadores do seu site e precisar melhor os resultados.

PenSE Marketing Digital

Pedro Quintanilha ><>

Empresário, Fundador do Mentalidade Empreendedora, Bacharel em Administração / Marketing, Pós Graduado em Marketing e Design Digital pela ESPM, Consultor em Gestão Empresarial e Marketing Digital. Um dos 10 GVs selecionados pelo Flávio Augusto para sua viagem para Orlando e dar início a Escola de Liderança. Pesquisador apaixonado por Educação Empreendedora, Marketing e Cultura Digital. Gerando Valor por meio da internet.

Facebook Twitter LinkedIn Google+ YouTube 

0 Comentários

  • Junior Cesar
    2 anos ago

    Muito bom este post, parabéns.
    Vou verificar cada dica desta em meu site. :)

    Reply
    • Pedro Quintanilha
      2 anos ago

      Muito legal Junior, fico feliz que tenha gostado. Coloca em prática e veja os resultados! Um grande abraço e faça acontecer!

      Reply
  • Carlos
    2 anos ago

    Fala Pedro, beleza?

    Cara, essas tuas dicas desse post estão mais para Otimização do que pra usabilidade. Pois usabilidade diz respeito a facilidade em usar um site ;)

    abraços

    Reply
    • Pedro Quintanilha
      2 anos ago

      Olá Carlos, Obrigado por comentar, de fato as dicas tem relação com otimização. Percebo isso com mais clareza hoje que estou estudando usabilidade de forma mais profunda na Pós Graduação. Porém, se ler o post novamente, verá que os aspectos de usabilidade estão totalmente dentro dessas dicas. Faça uma pesquisa sobre as heurísticas de Nilsen e enxergará melhor, talvez faça um post sobre isso no futuro. Isso tem um impacto direto na permanência do usuário no site e na própria encontrabilidade do mesmo. =) Um grande abraço e sucesso!

      Reply
  • Carolina
    2 anos ago

    Pedro, muito boa suas dicas.
    Testei algumas e realmente funciona.
    Valeu

    Reply
    • Pedro Quintanilha
      2 anos ago

      Ual Carolina, que sensacional. Compartilhe seus resultados. Parabéns pela dedicação em fazer acontecer. Um grande abraço e sucesso!

      Reply
  • Francisco
    2 anos ago

    Show, excelente

    Reply
  • Pampulha Tech
    1 ano ago

    Muito bom!

    Reply

Deixe uma resposta

Regras do Blog

Não publique conteúdo violando, tags como negrito, itálico e sublinhado são permitidos que significa HTML pode ser usado ao comentar. Lorem ipsum dolor sit amet conceur metade do tempo você sabe que eu sei o que.

Google+