Planejamento em Marketing Digital

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Como desenvolver o planejamento estratégico de marketing digital da sua empresa ou carreira.

“Todos os Ps em um só documento fazendo todos falarem o mesmo idioma”. Conrado Adolpho.

Você sabia que 45% das lojas de comércio eletrônico no Brasil encerram suas atividades antes de completar o primeiro ano de funcionamento? Isso é resultado tanto da falta de planejamento, como da falta do conhecimento do que planejar. Quando iniciamos o planejamento de marketing digital de um negócio estamos reconstruindo o próprio negócio em no ambiente digital.

Depois de levantar as informações no 1ºP de pesquisa em marketing digital o próximo passo é organiza-las fazendo o planejamento de marketing digital num documento que dê as diretrizes de trabalho para toda a equipe de marketing digital.

O planejamento de marketing digital é um documento de algumas dezenas ou centenas de páginas dependendo do tamanho do projeto, que contêm a explicação minuciosa do que será feito em cada um dos outros Ps. Todas (ou quase todas) as ações da sua empresa na internet devem ser previstas no planejamento ele será o mapa que te levará ao sucesso de uma estratégia digital.

O ponto principal é a definição da missão crítica do site, ou seja, sua meta. Por exemplo, venda de um produto, captação de e-mails, assinatura de um livro de visitas, contratação de um serviço. O site tem que ter uma meta. Será ela que norteará o trabalho da equipe. Uma vez definida essa meta, chamada missão crítica do site o grupo já sabe onde tem que mirar. Todo o planejamento girará em torno de alcançar sua missão crítica.

Para ter sucesso no seu planejamento e no seu negócio, primeiro é preciso organizar o processo de obtenção de dados fazendo as perguntas certas e posteriormente transformando-as em informações e conhecimento. É preciso entender que é o cliente o motivo da empresa existir e não o produto.

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 Primeiros passos para um planejamento de marketing digital são:

  • Entenda em que negócio você está.
  • Pesquise os consumidores desse mercado.
  • Segmente o mercado em grupos de consumidores que tenham afinidade entre si.
  • Pesquise as necessidades de cada segmento e entenda o que esses segmentos desejam que seu negócio possa resolver.
  • Escolha alguns poucos segmentos (acessíveis e grandes o suficiente para gerar lucro) eu que haja necessidades não preenchidas que você tem condições de resolver e em que você terá maior chance de ser líder e adicionar mais valor.
  • Escolha o posicionamento de sua empresa para que tenha aderência a tais segmentos e necessidades.
  • Volte toda sua comunicação para o que esses segmentos desejam.
  • Planeje sua expansão, segmento a segmento.
  • Comece pequeno, cresça rápido.

Veja alguns pontos que o seu planejamento de marketing digital deve conter:

  • Definição da missão crítica;
  • Entendimento do comportamento do consumidor (levantados no 1ºP);
  • Análise da concorrência;
  • Estudo com as palavras-chave;
  • Todos os aspectos de produção:
    • Usabilidade
    • Wire Frame
    • Técnicas de Otimização de sites (SEO)
    • Layout;
    • Prioridade dos elementos do site;
    • Definir ações de produção e publicação de conteúdo dentro e fora do site;
    • Campanhas promocionais;
    • Definição de ações com links patrocinados;
    • Definição das estratégias com mídias sociais;
    • Definição de ações de e-mail marketing;
    • Indicadores de resultado (KPIs);

Existem muitos outros pontos a serem trabalhados e explorados, esses são só alguns pontos que devem ser previstos em um planejamento de marketing digital.

Você pode conferir uma série de perguntas para esclarecer seu planejamento de marketing digital aqui:

 

É importante ficar claro que o 2ºP de planejamento é toda a sua ação de marketing digital desenvolvida primeiramente no papel.

Se desejar desenvolver um planejamento de marketing digital entre em contato.

PenSE Marketing Digital

Pedro Quintanilha ><>

 

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