Blog Posts

post-thumb-big 0

Case de Marketing Digital – BOM Cabo Frio

O BOM Cabo Frio ou Banco de Oportunidades Municipal de Cabo Frio é O BOM Cabo Frio é um classificado on-line e gratuito que publica:

Oferta de vagas de emprego para profissionais em geral e de forma especial, para pessoas com deficiência.

Disponibilização de currículos de pessoas que se oferecem para serviços temporários ou não.

Disponibilização de currículos e oferta de estágios para alunos de cursos técnicos ou de terceiro grau.

O BOM Cabo Frio aproxima os interesses de pessoas que buscam oportunidades de trabalho, das empresas ou pessoas físicas que desejam recrutar, através da internet. Saiba mais detalhes sobre o BOM Cabo Frio

Desde o seu decreto de criação em dezembro de 2010 até a implementação efetiva do projeto tínhamos poucos resultados, pois faltavam os conhecimentos de estratégias de marketing digital. Assumi o programa no mês de março de 2011 onde até o momento não tínhamos nenhum resultado mensurado no que diz respeito à pessoas empregadas ou candidaturas à vaga de empregos, tínhamos alguns currículos que foram cadastrados através de um mutirão no município.

Os nove meses que se seguiram foram meses de estruturação de espaço físico, reforma, adequação de equipamentos, definição de pessoal, estudo, cadastramento de novos currículos, captação de vagas. Em dezembro de 2011 fiz o curso dos 8Ps do Marketing Digital com Conrado Adolpho e isso transformou não só minha visão de negócios como abriu um universo de possibilidades, mas isso ainda era a ponta do iceberg.

No mesmo mês de dezembro de 2011 após o curso dos 8Ps:

Fizemos uma remodelagem do layout inicial do site acrescentando pluggins sociais, estabelecendo padrões de comunicação e estruturamos as mídias sociais com base em estratégias aprendidas no curso dos 8Ps que acabara de participar.

A partir daí surgiu o nosso primeiro relatório:

Número de Currículos Cadastrados – 1682

Número de Empresas Cadastradas – 32

Número de vagas de emprego cadastradas – 57

Número de Fãs na Fã Page do Facebook: 214

Dados de Acesso (Google Analytcs) no período de 01/12/2011 até 06/12/2011

Visitas: 2.262

Visitantes únicos: 1.483

Visualizações de página: 15.572

Páginas/visita: 6,88

Duração média da visita: 00:05:32

No mês de maio de 2012:

Implementamos botões ao final de cada vaga para que os candidatos pudessem se comunicar diretamente com a empresa e assim teriam a possibilidade de enviar seus currículos com apenas um clique ou tirar suas dúvidas através de um contato via e-mail. Outra implementação foi trazer para as empresas a possibilidade de com um clique também se comunicarem com os candidatos via e-mail e terem a possibilidade de baixar esses currículos e estabelecimento de metas de conversão e muitas outras aprendidas através da metodologia 8Ps e agora já como consultor certificado.

Após mais 6 meses de trabalho e sem verba para modificar a plataforma, fizemos mais um redesenho e a continuação da implementação de estratégias de mídias sociais e SEO na medida do possível e sem nenhum real gasto em mídia paga.

Durante esses 12 meses alcançamos alguns resultados bastante expressivos como:

Número total de currículos cadastrados – 10789

Número total de Empresas e Pessoas que Disponibilizam oportunidades – 153

Número atual de vagas – 550

Número total de candidaturas (pessoas que se candidataram a alguma vaga de emprego) – 10642

Número total de Fãs na Fã Page do Facebook: 1543

Número total de pessoas empregadas através do BOM: 782.

Dados do Analytics no período de 01/11/12 até 06/12/12

Visitas: 10.361

Visitantes únicos: 5.755

Visualizações de página: 188.976

Páginas/visita: 18,24

Duração média da visita: 00:10:55

Consolidação dos Resultados:

Tivemos um crescimento de visitas no site de 458%, um crescimento no número de currículos cadastrados de 641%, crescimento do número de empresas e pessoas que disponibilizam oportunidades de emprego de 478%, um crescimento do número de vagas de 965% além de conseguir contabilizar durante o período de 12 meses 782 pessoas empregadas pelo programa BOM Cabo Frio.

Quero ressaltar que tivemos um grande apoio da rede de assistência social do município de Cabo Frio onde foi capaz de fazer o programa chegar às pessoas que não tinham acesso a internet, levando assim as oportunidades de emprego para aqueles que mais precisam e nada disso seria possível sem a força de nossa equipe um agradecimento especial aos meus companheiros de trabalho Thalison, Castanho e Deisemar.

Essa é mais uma prova de que o Marketing Digital pode impactar o setor público, gerar renda para as cidades e transformar a vida das pessoas em nossa comunidade. Isso é possível!

Não existe dinheiro no mundo que pague o bem estar das pessoas e a possibilidade de transformar vidas através da internet, tenho isso como missão e estamos buscando cumprir da melhor forma possível.

Pedro Quintanilha atual Coordenador do Programa BOM Cabo Frio e Consultor em Marketing Digital certificado na Metodologia 8Ps.

PenSE Marketing Digital

Empresário, Fundador do Mentalidade Empreendedora, Bacharel em Administração / Marketing, Pós Graduado em Marketing e Design Digital pela ESPM, Consultor em Gestão Empresarial e Marketing Digital. Um dos 10 GVs selecionados pelo Flávio Augusto para sua viagem para Orlando e dar início a Escola de Liderança. Pesquisador apaixonado por Educação Empreendedora, Marketing e Cultura Digital. Gerando Valor por meio da internet.

Facebook Twitter LinkedIn Google+ YouTube 

0 Comentários

There are no comments in this article, be the first to comment!

Deixe uma resposta

Regras do Blog

Não publique conteúdo violando, tags como negrito, itálico e sublinhado são permitidos que significa HTML pode ser usado ao comentar. Lorem ipsum dolor sit amet conceur metade do tempo você sabe que eu sei o que.

Google+