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Rede de Display Google: O Que é e Como Funciona

Olá amigos pensadores de marketing digital.

Uma das áreas que mais trazem retorno para as empresas que anunciam no Google é a Rede de Display ela é uma plataforma única que cobre 95% dos sites da internet brasileira. Descubra agora o que de fato é a Rede de Display Google e como ela funciona.

O que é a Rede de Display?

Rede de Display Google

A Rede de Display da Google é composta por sites do próprio Google, como You Tube, Blogger, Orkut, e por diversos sites parceiros como G1, Estaodão.com, Época entre diversos outros que como dito acima cobrem 95% dos sites da internet brasileira, a Rede de Display Google é utilizada para exibição dos anúncios do Google Adwords os links patrocinados do Google.

A Rede de Display utiliza diversos tipos e formatos de anúncios para gerar mais tráfego para os anunciantes e também utiliza diversas formas de segmentação tanto dos públicos quanto dos sites ou páginas onde seus anúncios serão exibidos.

Tipos dos Anúncios

Os anúncios da Rede de Display podem ser de diversos formatos, texto, gráficos ou vídeo conheça agora os tamanhos de cada um para formatar adequadamente sua campanha. Quanto mais peças diferentes você tiver maior a possibilidade de ter seus anúncios exibidos, uma dica que dou é produza uma peça de cada tamanho para suas campanhas. Explore ao máximo a diversidade dos anúncios.

Tamanhos dos anúncios de Texto

Os tamanhos para anúncios de texto são o padrão dos anúncios da rede de pesquisa do Google, 25 caracteres no título, e 35 caracteres nas segunda, terceira e na URL de visualização.

Exemplo Anúncio e Texto

Tamanhos dos anúncios gráficos

 exemplo de anúncio gráfico

  • Cabeçalho para celular: 300 x 50
  • Banner: 468 x 60
  • Cabeçalho: 728 x 90
  • Quadrado: 250 x 250
  • Quadrado pequeno: 200 x 200
  • Retângulo grande: 336 x 280
  • Retângulo inline: 300 x 250
  • Arranha-céu: 120 x 600
  • Arranha-céu largo: 160 x 600

Veja mais exemplos de anúncios gráficos.

Tamanho dos anúncios em vídeo

 anuncio em video

Para anúncios em vídeo são os seguintes formatos, importante lembrar que anúncios em vídeo possuem requisitos próprios.

  • 300 x 250 (Retângulo inline)
  • 336 x 280 (Retângulo grande)

Tipos de Segmentação da Rede de Display

Podemos definir os tipos de segmentação em “onde” e “quem” inclusive essa é uma definição do próprio Google. “ONDE” significa onde exibirá seus anúncios e “QUEM” significa quem são as pessoas que irão ver meus anúncios, continue lendo que irá entender melhor.

Onde você exibirá seu anúncio?

  • Segmentação contextual
  • Segmentação por tópicos
  • Segmentação manual de canais

Segmentação contextual

Direciona anúncios baseados no contexto das páginas que estão lendo, utiliazando uma tecnologia contextual. O Google utiliza palavras-chave e temas para achar páginas, exibindo seus anúncios em páginas relevantes para mensagem.

Como funciona a segmentação contextual?

1 – O sistema do Google escaneia a pagina.

2-  Analisa a página e a tecnologia do aprendizado transforma palavra-chave em temas.

3 -Então o anúncio então aparece.

Dica para criar uma campanha contextual

-Para cada grupo de anúncios 5 palavras-chave

-Utilize apenas palavras amplas

-Não precisa acrescentar palavras com erros de grafia

Importante: A ferramenta de segmentação contextuai já coloca sozinha as palavras-chave dentro dos grupos de anúncios.

Segmentação por tópicos

Direciona os seus anúncios para consumidores baseados na categorização de milhares de sites e páginas. Ou seja já existem diversas categorias criadas pelo próprio Google onde você pode simplesmente escolher em quais dessas categorias seus anúncios serão exibidos. Veja o vídeo na minha lista de reprodução da Rede de Display

Quando utilizar segmentação por tópicos?

Precisando atingir uma grande audiência em curto tempo.

Possuindo um orçamento e ou CPA maior.

Precisando de um aumento significativo no seu site ou na entrega da mensagem.

Segmentação manual de canais

Direciona anúncios para consumidores de acordo com a seleção de sites específicos na Rede de Display.Você pode selecionar páginas específicas, páginas de jogos, vídeos, fóruns, redes sociais…

Utilize o Ad Planner para isso pois ele permite que você selecione sites baseados em sua audiência.

Quem são as pessoas que estão passando pela rede de display?

  • Remarketing
  • ICM (categorias de interesse)

Segmentação por meio de Remarketing

97% dos visitantes de um site não convertem na sua primeira visita. Para suprir isso o Google desenvolveu a segmentação do remarketing que visa trazer o usuário de volta para o site e finalizar sua compra ou outro tipo de conversão desejada. Veja o vídeo na minha lista de reprodução da Rede de Display.

Como Funciona o Remarketing?

1- Usuário visita seu site

2- Usuário recebe um cookie e é colocado em uma lista de remarketing

3- É feito o Remarketing para o usuário em um site da rede de display

Com a segmentação baseada no remarketing você consegue trazer usuários novamente para seu site através de uma oferta específica.

Dica: O ideal é ter uma campanha específica para remarketing com anúncios diferentes para cada ponto de remarketing que o usuário chegou. Em um próximo post podemos explorar mais a fundo esse tema.

Segmentação ICM (Categorias de Interesse)

Também conhecido como behavior targeting.

Alcance usuários de acordo com seus interesses e informações demográficas.

Como Funciona a Segmentação por categorias de interesse (ICM)?

O Google analisa os tipos de sites visitados na rede de display para deduzir os interesses e as informações demográficas do usuário.

O Google usa estes interesses e informações demográficas para exibir anúncios relevantes para seu público. Importante lembrar que o Google não segmenta o usuário individualmente ele traça um perfil demográfico e de interesses baseado na navegação, localização e idade. Veja o vídeo na minha lista de reprodução da Rede de Display

Recomendações de como anunciar na Rede de Display

recomendações-google-para-rede-de-display

Concluindo

Para um anunciante de performance deve-se utilizar principalmente campanhas contextuais, remarketing e categorias de interesse, utilize CPC.

Importante considerar que:

  • Segmentação contextual é o principal gerador de conversões e possui o menor CPA
  • Remarketing possui um volume menor de conversões e um baixo CPA
  • Segmentação por tópico possui um alto volume e CPA médio
  • Segmentação manual de canais possui um volume baixo e um alto CPA

Para um anunciante de branding utilize principalmente segmentação manual de canais e preferencialmente CPM como forma de pagamento. Essa é uma recomendação do Google eu particularmente prefiro CPC.

Importante considerar que:

  • Quando for atingir um alcance muito grande explore todos os tipos de segmentação
  • Rede de display alcança 95% da população brasileira na internet.
  • 70 milhões de usuários nas redes de interesse.

Dica Bônus: divida o orçamento por cinco para ter um volume de quantos grupos criar por campanha.

Espero que tenha gostado, deixe seu comentário e compartilhe o conhecimento com seus amigos através das redes sociais.

 

PenSE Marketing Digital

Pedro Quintanilha ><>

Empresário, Fundador do Mentalidade Empreendedora, Bacharel em Administração / Marketing, Pós Graduado em Marketing e Design Digital pela ESPM, Consultor em Gestão Empresarial e Marketing Digital. Um dos 10 GVs selecionados pelo Flávio Augusto para sua viagem para Orlando e dar início a Escola de Liderança. Pesquisador apaixonado por Educação Empreendedora, Marketing e Cultura Digital. Gerando Valor por meio da internet.

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0 Comentários

  • Solo Sports
    2 anos ago

    Gostei bastante, estou começando a trabalhar na internet e tudo para mim e novo, mas estou disposta a apreender.

    Reply

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