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Dicas para Anúncios de Links Patrocinados

O que são os anúncios do Adwords?

Anúncios são a oferta do seu site para o usuário. É a porta de entrada para que sua empresa ofereça seu serviço ou produto diretamente para quem deseja comprá-lo.

Entendendo seu cliente de links patrocinados

Apesar da maioria dos empreendedores pensarem o contrário, você não sabe o que seu cliente quer. É claro que deseja comprar seu produto ou o serviço que você presta, mas você não sabe o que motiva para contratar o seu serviço. Essa ilusão de controle sobre o cliente é o que vejo ser bastante prejudicial para algumas contas que administro.

Bons vendedores conseguem melhores vendas se souberem o que motiva o cliente, isso não é nenhuma novidade. Mas como conhecer a necessidade de quem está se comunicando à distância?

Cada negócio possui um perfil diferente e, para cada tipo de empresa, existe um tipo de cliente. Alguns consumidores pagam mais em uma loja do que pagariam em outra para o mesmo produto, e entender o comportamento do consumidor faz com que seu negócio seja muito mais rentável. Se já é difícil identificar esse perfil vendo o cliente cara a cara é ainda mais desafiador numa loja virtual.

Fazer com que seu anúncio tenha o impacto correto no consumidor não é algo instintivo, mas baseado em experiências. Conseguindo passar a mensagem correta, no momento adequado e da maneira que o cliente compreende com mais facilidade é a melhor forma de persuadi-lo a fazer uma compra saudável. Ele se convence que aquilo é o ideal e não se arrepende da compra, tendo mais chances de retornar ao seu site ou de indicá-lo à outras pessoas.

Para que isso seja convertido em vendas nos links patrocinados é preciso testar e experimentar modelos diferentes nos seus anúncios e abordar os principais argumentos dos seus anúncios.

Abordagens em anúncios do Adwords

Existe uma infinidade de abordagens para compreender nossos consumidores, mas criei e utilizo uma lista de seis tipos de anúncios que mostraram ser bastante aplicável:

  1. Preço;
  2. Qualidade;
  3. Conveniência;
  4. Emocional / Status;
  5. Institucional;
  6. Único do seu negócio.

Com o tempo avalio quais destes perfis de anúncios geram o melhor ROI e pauso os demais (por motivos de redução de gastos, afinal, quando falamos de empresas estamos falando de recursos limitados que devem ser o melhor aplicado possível).

Exemplificando estes modelos temos o seguinte:

1.Preço;

Seu cliente já conhece o produto e quer preço baixo. Vale a pena usar um texto bem direcionado e com o valor já na descrição.

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2.Qualidade;

Apele para o valor agregado do seu produto e não apenas o preço de venda. Este perfil de cliente não se incomoda em pagar mais por algo que satisfaça suas necessidades por qualidade.

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 O quesito qualidade é muito intangível e pode envolver confiabilidade, segurança, durabilidade e outros aspectos característicos do produto.

3.Conveniência;

Conveniência pode ser traduzida como assistência completa ou facilidade na entrega. Muitos consumidores que compram pela internet querem a facilidade de ter algo na porta de casa.

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 Note que o objetivo é fazer com que o usuário tenha o mínimo de esforço possível.

4.Emocional / Status;

Aqui não há necessidade real de compra. Uma mulher com 87 bolsas não precisa comprar um Gucci, mas ela viu um modelo tão lindo com outra mulher que precisa ter um parecido. Da mesma forma um homem que não necessita de um caneco da Seleção Brasileira pode comprar apenas para mostrar aos amigos num dia de jogo.

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Quando o usuário está navegando pela internet normalmente ele compara preços a poucos cliques. Aqui é um dos poucos modelos de compra por impulso, caso seu produto seja de necessidade criada ou com uma marca poderosa é o ideal. Lembre-se que no Adwords é preciso ter autorização para revenda de produtos com marca registrada.

5.Institucional;

Você anuncia sua empresa de forma genérica, bastante efetivo para marcas bem conhecidas no segmento em que atuam.

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Neste caso o foco não é venda do produto, mas a imagem da empresa (branding). Existem diversas formas de anunciar institucional na internet e a presença virtual é essencial para uma convergência de mensagem.

6.Único do seu negócio.

Aqui é impossível exemplificar, pois cada negócio é diferente e tratado de forma única. A percepção do empreendedor sobre seu próprio site é a fórmula para se fazer um anúncio único e efetivo. É algo que apenas meus clientes podem sugerir, seja um produto novo, empresa com licença restrita ou uma imagem marcante. Vai da habilidade dos profissionais em identificarem e abordarem isso de forma adequada.

Criei meus anúncios, e agora?

Tente, teste e adapte estes modelos de anúncio, com o tempo você saberá qual argumento vende mais o seu site e ainda mais vendas consegue com isso.

Não é apenas o anúncio que faz com que seu cliente compre algo, se o site ou seu produto não forem bons mesmo a melhor estratégia de comunicação não resolve o problema. O que faz a venda é todo o conjunto de ações – e uma das primeiras etapas do processo de aquisição é a abordagem do seu anúncio

Fonte: Google Adwords Group

PenSE Marketing Digital

Pedro Quintanilha ><>

Empresário, Fundador do Mentalidade Empreendedora, Bacharel em Administração / Marketing, Pós Graduado em Marketing e Design Digital pela ESPM, Consultor em Gestão Empresarial e Marketing Digital. Um dos 10 GVs selecionados pelo Flávio Augusto para sua viagem para Orlando e dar início a Escola de Liderança. Pesquisador apaixonado por Educação Empreendedora, Marketing e Cultura Digital. Gerando Valor por meio da internet.

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