Blog Posts

post-thumb-big 3

Startup Weekend: Minha Experiência de Criar Um Negócio em 54 horas

Olá pensador.

Hoje estou escrevendo esse texto pra contar um pouco da minha experiência com o evento Startup Weekend Rio. Tenho que começar dizendo que foi sensacional e foi um exercício de motivação e inspiração.

Pra que não sabe o que é o Startup Weekend

startup-weekend

O Startup Weekend é uma instituição sem fins lucrativos com a missão de educar e fortalecer empreendedores, fortalecer comunidades e lançar startups. O Startup Weekend promove eventos com duração de um fim de semana em que desenvolvedores, designers, marqueteiros, fabricantes de produtos e entusiastas se reúnem para compartilhar ideias, formar equipes, desenvolver produtos e criar startups em 54 hora.

O Startup Weekend começou em junho de 2007 e seu núcleo aumentou para nove funcionários em tempo integral e três de meio expediente, juntamente com uma rede de 120 facilitadores e organizadores voluntários que planejam comandar eventos em todo o mundo.

O que você pode realizar em um fim de semana?

Talvez você possa limpar a garagem ou pintar um quarto em sua cada. Ou que tal começar um negócio? Em um fim de semana, nós mergulhamos de cabeça na cultura empresarial e saímos com um negócio de sucesso, mas isso você vai saber mais pra frente.

Através de uma ênfase em networking baseado em ações eu posso testemunhar que botamos a mão na massa e experimentamos uma forma de baixo risco para construir relacionamento de negócios. Nós recebemos uma educação experiêncial com prazos e feedback constante. Chega de te deixar com água na boca, vou te contar tudo agora vamos lá.

Na sexta-feira

Startup-weekend-SWRIO

Cheguei, juntamente com mais 3 amigos Marcos Eduardo (Dudu), Diego e Juvenal. Assim que chegamos já começamos a conhecer algumas pessoas troca ideias e descobrir de onde eram esses colegas que iríamos passar o fim de semana.

O pessoal chega sempre meio quieto, ninguém se fala direito, os olhares se cruzam sorrisos meio envergonhados são trocados e ficamos aguardando o início da primeira palestra com Bret americano engajado no movimento de startups por lá. Depois tivemos uma breve palestra com o Alé Gomes SEA e Guga da Poup.

Logo depois vieram os Pitchs de 1 minuto. Isso é quem deseja apresentar sua ideia que poderá se tornar um negócio durante o fim de semana essa é a chance.

Diversas ideias são apresentadas e as “melhores” são votadas e escolhidas para se tornarem um possível negócio.

As ideias foram apresentadas e chegou a minha hora, isso mesmo eu fui apresentar uma ideia. A minha ideia, na verdade a ideia era do Marcos Eduardo meu sócio e amigo que tinha compartilhado comigo e achei sensacional,  era a de um Marketplace para compra e venda de sites e domínios, bem básica, mas se desenvolvida de forma coerente acreditávamos que daria certo.

Meu primeiro Pitch foi horrível… 
É sério foi muito ruim, eu tentei fingir um tropeço ao subir no palco para fazer graça e lembrarem de mim, pois com tantas ideias as vezes ganham as que mais são lembradas e não necessariamente a melhor. Enfim o Pitch foi bizarro estourei o tempo antes de falar o nome do projeto e as pessoas votam pelo no, daí pouco antes de ter que passar o microfone gritei bem alto o nome do projeto que até então seria HOTSALE.

Chegou a hora da votação

Ao sair para o cofee ganhamos cada pessoa 3 adesivos e então poderíamos votar nas consideradas melhores ideias, é óbvio que votei na minha, aqueles que queriam realizar o projeto comigo também. Assim nossa ideia ficou entre uma das escolhidas.

startup-weekend-ideia-selecionada

Formação dos times

formacao-dos-times-startup-weekend
Foram formados diversos times acho que foram 10, cada um com um número de 6 a 8 pessoas. No meu time estavam, Marcos Eduardo (Dudu) desenvolvedor, Diego desenvolvedor, Juvenal designer, Rafael designer, Cibele contadora e eu.

Assim começamos as pesquisas na mesma noite de sexta, buscando concorrentes e como poderíamos descobrir o problema que nossa startup iria resolver.

Fomos para o quarto que alugamos no Air Bnb para dormir lá no centro do Rio mesmo e voltar as 8 horas da manhã no sábado para a palestra de Canvas.

palestra-canvas-startup-weekend

Sábado um dos dias mais longos da minha vida

Começou o sábado, tomamos um café da manhã reforça na padaria perto do prédio da bolsa de valores no Rio e fomos pra lá para a palestra de Business Model Canvas com Guga do Poup.

A palestra foi interessante a pesar de já conhecer bastante sobre a formação de uma modelo de negócios sempre aprendemos algo novo.
Assim que finalizou a palestra começamos a trabalhar, sentamos juntos discutimos o negócio, montamos um Canvas inicial e começamos a enxergar algo que ainda não tínhamos notado nesse negócio.

startup-weekend-trabalhos-mentoreados

Juntamente com a ajuda dos mentores começamos a enxergar que nosso negócio poderia ser maior do que compra e venda de domínios. Nesse ponto o projeto mudou de nome passou a se chamar HOT PROJECT, assim passou todo o sábado.

A dinâmica mudou ao invés de ser um site para compra e venda de domínios pensa mos assim e se esse fosse um local onde pessoas que não estão mais dispostas a tocar algum projeto digital pudesse colocá-lo a disposição para venda?

E se alguém que está cansada do seu emprego e deseja se tornar um empreendedor digital pudesse encontrar um projeto pronto e assim alcançar a liberdade na vida. Será que alguém estaria disposto a comprar um projeto pronto e funcionando e só tocar pra frente para aumentar os rendimentos? Será que poderíamos ajudar as pessoas a romper com. A barreira de começar um negócio do zero?

Foram levantadas essas hipóteses e começamos a testa-las

1 – Começamos a procurar pessoas que estavam insatisfeitas em seus empregos e desejavam se tornar empreendedores digitais, fui direto no grupo do Facebook do IJUMPER onde temos mais de 5000 pessoas que deseja se tornar empreendedores digitais. 5 pessoas declaram que estava frustradas com seus empregos e que desejavam se tornar empreendedores digitais.

querem-ser-empreeendedores

2 – Fui descobrir de existiam pessoas que venderiam, sites ou projetos que já tinham ou até projetos ociosos que tivessem, encontrei entre os mentores três pessoas que estavam dispostas a vender projetos encontrei também na internet diversos colegas empreendedores digitais que estariam dispostos a vender sites ou blogs que criaram e faturavam alguma grana. Até consegui um depoimento do Gustavo Freitas veja abaixo:


3 – Agora fomos saber se existisse uma plataforma como essas se as pessoas usariam, seja para compra ou venda. 27 pessoas declararam que sim.

usariam-a-plataforma

Blz já tínhamos a “validação” de boca das pessoas, percebemos que existia uma dor real nas pessoas que queriam começar um negócio digital, mas tinham dificuldade de iniciar do zero e percebemos uma outra dor no cara que tem projetos que não quer largar porque se largar irá morrer.

O sábado foi seguindo enquanto a equipe de desenvolvimento produzia o protótipo (MVP) eu seguia com as validações.

Trabalhamos sábado o dia inteiro, e enquanto trabalhávamos éramos visitados por pessoas que buscavam explicações sobre o nosso negócio e mentores nós ajudavam a estruturar o negócio. Ressalto a grande ajuda e incentivo que tivemos do Kako, Gustavo Mota e André Diamand esses caras foram muito feras nós apoiaram desde o começo, mesmo quando estava meio desanimado eles vinham com palavras de incentivo e força.

startup-weekend-trabalhando-o-dia-inteiro

Depois de tudo isso quando eram mais ou menos 20hrs já fomos continuar nosso trabalho no Pto de Contato espaço de Coworking. Lá viramos a noite trabalhando e comendo pizza porque ninguém é de ferro.
fomos-ate-o-fim
avialiando-funil-de-vendas felizes-startup-weekendmadruga-startup-weekend vencemos-a-madrugada-startup-weekend

Alguns não aguentaram…

alguns-nao-aguentaram-apressao

 

Gravei até esse vídeo aqui:

O Momento em que Flipei

E as 6:49 da manhã algo inusitado aconteceu uma luz raiou e tudo mudou. Tive uma epifania quando observava a empresa que estava fazendo benchmarc descobri que comprar e vender sites em inglês significa Flip em português o mais próximo seria Flipar porém Flipar também significa enlouquecer ou desatinar. Nesse momento eu FLIPEI, isso mesmo eu fique maluco.

flipei

Percebi agora que tudo fazia sentido, o que é um empreendedor se não alguém visto como louco pela sociedade alguém que foge dos padrões normais, desafia o status quo e vive a vida que deseja e que os outros acabam desejando também. O que é alguém que vende algo lucrativo para seguir em outro projeto ou para começar algo novo, um louco.

Isso reflete totalmente o que estava buscando e foi nesse momento faltando apenas algumas horas para apresentação final que eu FLIPEI e toda equipe FLIPOU junto. Deixo aqui uma salva de palmas para o Juvenal Valentim meu grande amigo e designer principal da equipe que criou a logo da FLIPEI minutos depois de mudarmos o nome.
flipei-logo_

flipei-na-praia2

Domingo o Grande Dia

Chegou de fato o domingo, geral virado e morrendo de sono mais feliz por estarmos juntos e fazendo algo que amamos.

No domingo conseguimos de fato validar o negócio. Angariamos no total 8 sites para venda onde os proprietários nos dariam 15% de comissão sobre as vendas o somatório total desses sites eram de R$ 293.520,00 além disso fizemos a validação máxima, conseguimos vender um site que estava em nossa plataforma.

primeira-venda-flipei

Chegando hora do Pitch final

Depois do almoço estávamos terminando o roteiro para o Pitch de apresentação do negócio o Pitch era de 5 minutos. Fomos chamados para o treino com os mentores  e meu grupo era o primeiro.

Sabe o que aconteceu? Novamente foi um fiasco eu travei na frente dos mentores não sabia como falar, minha voz não saía estava tenso, isso nunca tinha acontecido comigo antes. Já estive diante de grande empresários realizando apresentações de trabalhos. Estou cansado de fazer apresentações aos meus clientes de consultoria, porém algo aconteceu comigo ali que travei por completo.

Me senti horrível, foi aí que o Alê Gomes perguntou, cara você é tímido?

Eu disse não – nem um pouco.

Ele falou – é eu sei da pra ver. Então o que está acontecendo com você?

Eu – Não sei!!!! Não to conseguindo começar, falei.

Sua recomendação, estrutura o roteiro, treina, antes de começar os Pitchs venha para o palco deita, senta, mija esse lugar precisa ser o seu quintal.

Foi mais ou menos isso que fiz, só não fiz a parte de mijar no palco.

Além disso foi pra Praça XV,  subi em um lugar mais alto e junto com o Dudu fiquei treinando o Pitch, ali como um louco na rua com as pessoas passando foi uma experiência bem inusitada. Quando voltei preparei a apresentação em slides me dirigi ao palco antes de todos e deitei no meio do palco, fiquei alguns segundos lá assim e depois sentei e fiquei observando o salão encher.

O resultado você pode conferir aqui abaixo:

Apresentação-Flipei-Startup-Weekend from Pedro Quintanilha

Depois de contar toda essa história e experiência pra você eu que ouvir a sua opinião sobre o FLIPEI ou o que mais quiser contribuir, não sai da pagina sem comentar e compartilhar com seus amigos. Valeu!

Empresário, Fundador do Mentalidade Empreendedora, Bacharel em Administração / Marketing, Pós Graduado em Marketing e Design Digital pela ESPM, Consultor em Gestão Empresarial e Marketing Digital. Um dos 10 GVs selecionados pelo Flávio Augusto para sua viagem para Orlando e dar início a Escola de Liderança. Pesquisador apaixonado por Educação Empreendedora, Marketing e Cultura Digital. Gerando Valor por meio da internet.

Facebook Twitter LinkedIn Google+ YouTube 

0 Comentários

  • Edi Ladeira
    3 anos ago

    Parceiro Quintanilha optimo post e excelente explicação de como tudo aconteceu.

    A ideia é optima e acho que vai ser um sucesso junto de todos nós empreendedores digitais que procuram novas ideias, comprar projectos ou até vender o seu projecto a outra alguém.

    Grande abraço e sucesso!

    Reply
  • Márcio
    3 anos ago

    Muito legal, mas e o projeto foi descontinuado?

    Reply
  • Filiphe Uêndson
    2 anos ago

    Ótimo post, muito interessante o evento, espero que em algum momento estes eventos cheguem a minha região!

    Alias excelente ideia, será um bom projeto caso o continuem!

    Reply

Deixe uma resposta

Regras do Blog

Não publique conteúdo violando, tags como negrito, itálico e sublinhado são permitidos que significa HTML pode ser usado ao comentar. Lorem ipsum dolor sit amet conceur metade do tempo você sabe que eu sei o que.

Google+