Blog Posts

post-thumb-big 0

Caso Enron Uma Lição Para Empreendedores

Olá Pensador,

Esse é um artigo escrito por minha linda esposa e contabilista Flávia Quintanilha, sobre o caso da empresa Enron, esse caso é um pouco antigo mas sua história serve de lição para todo empreendedor. Você vai enxergar como a mentira e o orgulho podem arruinar uma companhia multimilionária.

A empresa Enron era uma companhia de energia, considerada um novo modelo empresarial. A Enron tinha cerca de 21.000 funcionários, era uma das companhias líderes do mundo em distribuição de energia. Seu faturamento era muito grande um pouco antes do escândalo financeiro que ocasionou sua falência em apenas 24 dias.

Ken Lay gostava de gente visionária, e Jeff Skilling CEO da companhia era o maioral nisso. Jeff era alguém que sabia como o setor de gás natural deveria ser. A ideia de Jeff foi achar um novo modelo de fornecer energia. Um modelo totalmente inovador, que não estava preso ao método até então praticado.

A Enron adotou o método contábil chamado “marcação a mercado”. A ideia era a alavancagem das receitas. Com isso a Enron se tornou um “Castelo de Cartas” como ficou conhecida. Esse foi o início do processo que levaria a queda da Enron.

Como tudo na vida, uma mentira leva a outra. Depois de enrolados eles criaram outras empresas para disfarçar, onde as dividas da Enron eram transferidas para essas empresas como se fossem empréstimos.

A fraude foi descoberta a partir das perguntas sem respostas. De onde vem as receita da Enron? Como a Enron ganha dinheiro? Na verdade essa não é uma história de números e sim de pessoas. Pessoas que se deixaram levar pelo orgulho, arrogância, intolerância e ganância.

Desrespeitaram os controles contábeis e fiscais, manipulando os balanços financeiros com o auxilio de outras empresas e até mesmo dos bancos, escondendo as dívidas por dois anos consecutivos, além da inflação de lucros artificiais.

Após esse escândalo financeiro foi redigida a lei SOX, com o objetivo de evitar o esvaziamento dos investimentos financeiros e a fuga dos investidores causada pela aparente insegurança a respeito da governança adequada das empesas. Tudo isso com o objetivo de evitar novas fraudes.

Se quiser saber mais sobre o assunto pode assistir o documentário abaixo:

Empresário, Fundador do Mentalidade Empreendedora, Bacharel em Administração / Marketing, Pós Graduado em Marketing e Design Digital pela ESPM, Consultor em Gestão Empresarial e Marketing Digital. Um dos 10 GVs selecionados pelo Flávio Augusto para sua viagem para Orlando e dar início a Escola de Liderança. Pesquisador apaixonado por Educação Empreendedora, Marketing e Cultura Digital. Gerando Valor por meio da internet.

Facebook Twitter LinkedIn Google+ YouTube 

0 Comentários

There are no comments in this article, be the first to comment!

Deixe uma resposta

Regras do Blog

Não publique conteúdo violando, tags como negrito, itálico e sublinhado são permitidos que significa HTML pode ser usado ao comentar. Lorem ipsum dolor sit amet conceur metade do tempo você sabe que eu sei o que.

Google+