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Propagação em Marketing Digital

Olá amigos pensadores de marketing digital, seguindo nossas publicações sobre a metodologia dos 8Ps do marketing digital vamos ao P que considero um dos mais importantes se não o mais importante. o 6ºP de Propagação em marketing digital.

Como se apoiar no grau de atividade do consumidor para divulgar sua marca.

“A propagação é a chave do marketing viral e da lucratividade da empresa na internet.” – Conrado Adolpho.

Uma vez que a empresa tem conteúdo relevante para o consumidor, que foi gerado no 4º P de publicação em marketing digital, e ações promocionais, desenvolvidas no 5º P de promoção em marketing digital, é importante propagar tais atividades em redes sociais, fóruns, blog e afins além de fazer com que as ações do 5ºP de promoção em marketing digital sejam divulgadas pessoa a pessoa de diversas maneiras de divulgar sua marca pela web, aproveitando o alto Grau de Atividade do Consumidor – o consumidor atuando como vendedor da marca.

Cada vez mais a internet se torna social, as pessoas se tornam clientes de empresas porque são influenciadas pela opinião de sua rede de contatos. Além de ter sua decisão de compra influenciada pela sua rede de contatos, o consumidor online pode pesquisar a idoneidade da empresa com poucos cliques. Com isso vemos a aproximação do mercado econômico do mercado social.

Nosso desafio no 6ºP de propagação em marketing digital é transformar capital social em capital econômico de uma maneira sutil e atraente tocando os Alfas (aqueles que têm algum tipo de influência nos consumidores que você deseja atingir) para que por intermédio deles seu conteúdo atinja os multiplicadores para que estes os espalhem para o restante do mercado, cumprindo assim a lei dos 90/9/1.

A lei dos 90/9/1 diz que 1% do mercado é constituído por Alfas (leia-se influenciadores), 9% são os multiplicadores (aqueles que editam, curtem, retwittan, comentam, remixam o conteúdo) e 90% são consumidores passivos.

midias sociais, redes sociais marketing digital

Táticas Básicas em Redes Sociais:

  • Pesquise o público-alvo;
  • Crie conteúdo relevante para esse público;
  • Compartilhe nas redes sociais (Twitter, Facebook, Youtube, SlideShare, FlikR, LinkedIn, Google+, Pinterest);
  • “Embede” o conteúdo no site;
  • Compartilhe a página do seu site no Twitter (com encurtador de URL para mensurar cliques – Bit.Ly);
  • Analise se vale a pena integrar o blog ao Twitter e o Twitter ao Facebook e LinkedIn;
  • Crie uma bela fan page no Facebook (Pagemodo);
  • Tenha o “curtir” e o “plugin social” do Facebook em seu site;
  • Tenha o “tweet isso” no seu site (a cada post do blog, por exemplo);
  • Tenha outros Plugins Sociais (Pinterest, Google+, LinkedIn, Del.icio.us) para aumentar o poder de propagação de sua marca;
  • Tenha fotos chamativas na página que tem o “curtir”;
  • Interaja com seus fãs no Facebook para aumentar seu “Edge Rank”.

Dica quente: Importante lembrar que a comunicação viral a partir da propagação de arquivos relativos à sua empresa é uma das formas mais eficientes de gerar buzz para sua marca, porém deixe os arquivos hospedados “na nuvem”, ou seja em servidores que são feitos para isso, como Youtube, Flickr ou Picasa.

Gostou? Deixe seu comentário, gostaria de saber sua opinião. Ajude a compartilhar o conhecimento nas redes sociais.

PenSE Marketing Digital

Pedro Quintanilha ><>

Empresário, Fundador do Mentalidade Empreendedora, Bacharel em Administração / Marketing, Pós Graduado em Marketing e Design Digital pela ESPM, Consultor em Gestão Empresarial e Marketing Digital. Um dos 10 GVs selecionados pelo Flávio Augusto para sua viagem para Orlando e dar início a Escola de Liderança. Pesquisador apaixonado por Educação Empreendedora, Marketing e Cultura Digital. Gerando Valor por meio da internet.

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