Blog Posts

post-thumb-big 1

Pesquisa em Marketing Digital

Como pesquisar o segmento do cliente gerando insights para o planejamento.

“O marketing não é uma batalha de produtos, é uma batalha de percepções.” Al Ries

A pesquisa em marketing digital é o 1ºP da nossa metodologia. Ele é muito importante pois a partir dele é que vamos traçar todo o nosso planejamento de marketing digital. A grande diferença do ambiente digital (internet) para os outros ambientes é que no ambiente digital (internet) tudo pode ser medido. O 1ºP de Pesquisa é justamente o ato de recolher esses indícios que o consumidor deixa ao passar por um determinado site e interpretá-los à luz dos estudos sobre o comportamento do consumidor. Entender como o consumidor age no mundo online define as estratégias que sua empresa irá traçar no mundo offline, pois as ações do consumidor no ambiente digital refletem suas ações fora dele. O comportamento de busca tem tudo a ver com seu comportamento de compra (leia o livro ZMOT e entenderá mais sobre isso).

pesquisa de marketing digitalO seu maior aliado para a pesquisa em marketing digital será o Google. Por que o Google? Simples, pois o Google é responsável por 96% do total das buscas feitas no Brasil que tem 81 milhões de usuários de internet. O Google tem algumas ferramentas que te ajudarão a descobrir onde estão falando sobre seu segmento para trabalhar a credibilidade nesses ambientes. Você também precisará descobrir as palavras-chave do seu negócio e o Google também te ajudará com isso.

Nesse 1ºP se iniciará sua estratégia para um dos pilares do marketing digital, que é a encontrabilidade (ser encontrado por seu consumidor). Será nesse P que você deverá estudar como seu público-alvo pesquisa seu negócio no Google para descobrir de qual palavra-chave sua empresa deve se apoderar para ficar em primeiro lugar na busca do Google e com isso ganhar o mercado.

Importante lembrar que seu público-alvo não são todos os usuários de internet. Quanto melhor você entender seu público-alvo, melhor você vai atingi-lo com uma comunicação correta e consequentemente venderá mais. Isso exige que você pesquise os usuários da internet, escolha o segmento mais adequado para sua empresa e personalize soluções e comunicação especificamente para ele. Estas informações sobre seu público-alvo serão fundamentais para dar prosseguimento à metodologia indo para o 2ºP onde planejaremos o negócio voltado para o consumidor.

Sugestões de Ferramentas de Marketing Digital para o 1ºP:  Google Insights for Search, SCUP, Google Ferramenta de Palavra-Chave.

Gostou? Deixe seu comentário, gostaria de saber sua opinião. Ajude a compartilhar o conhecimento nas redes sociais.

Pense Marketing Digital

Pedro Quintanilha ><>

Empresário, Fundador do Mentalidade Empreendedora, Bacharel em Administração / Marketing, Pós Graduado em Marketing e Design Digital pela ESPM, Consultor em Gestão Empresarial e Marketing Digital. Um dos 10 GVs selecionados pelo Flávio Augusto para sua viagem para Orlando e dar início a Escola de Liderança. Pesquisador apaixonado por Educação Empreendedora, Marketing e Cultura Digital. Gerando Valor por meio da internet.

Facebook Twitter LinkedIn Google+ YouTube 

0 Comentários

Deixe uma resposta

Regras do Blog

Não publique conteúdo violando, tags como negrito, itálico e sublinhado são permitidos que significa HTML pode ser usado ao comentar. Lorem ipsum dolor sit amet conceur metade do tempo você sabe que eu sei o que.

Google+